Já algum tempo que tem um livro aqui em casa que uma amiga me emprestou sobre a História da Arte. Mais precisamente estava querendo saber mais sobre a arte experimental e comecei a buscar informações sobre este período que começou a surgir na primeira metade do século XX. É partindo de obras deste período que estamos criando a paleta de cores para o figurino do novo espetáculo, com estas referências buscamos atingir o principal objetivo deste espetáculo, encantar.
Fui fuçando o livro, que é cheio de lindas referencias visuais, e me apaixonei pelo quadro Cossacos, 1910-11 de Wassily Kandinsky (1866 – 1944), um russo que viveu em Munique na Alemanha.
Cossacos - 1910-11
O mais curioso disso tudo é que descobri como e porque razão esta tela foi pintada. E 1912 ele escreveu o livro “Do espiritual a arte”, onde destaca os efeitos psicológicos da cor pura, o modo como um vermelho brilhante pode afetar-nos como um toque de um clarim. A sua convicção de que era possível e necessário gerar desse modo uma comunhão de espírito a espírito estimulou-o a expor essas primeiras tentativas de musica cromática, que inauguraram efetivamente o que passou a ser conhecido como “arte abstrata”. (GOMBRICH, 2008).
Se quiser conhecer outras obras cliqueaqui
Depois de descobrir sobre a tela fui ver quem era esse sujeito que estava me provocando isso tudo.
Wassily Kandinsky (em russo: Василий Кандинский) (Moscou, 4 de dezembro de 1866 — Neuilly-sur-Seine, 13 de dezembro de 1944) foi um artista russo, professor da Bauhaus e introdutor da abstração no campo das artes visuais. Apesar da origem russa, adquiriu a nacionalidade francesa.
Nascido em Moscou, passou grande parte da infância em Odessa. De volta à capital russa, estudou Direito e Economia na Universidade de Moscou, chegando a diplomar-se em Direito aos 26 anos, mas desistiu dessa carreira.
Se quiser saber mais sobre Wassily Kandinsky clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário