A coreógrafa de dança moderna e bailarina alemã Pina Bausch morreu nesta terça-feira (30) aos 68 anos.
"Pina Bausch morreu na manhã desta terça-feira no hospital, uma morte repentina e rápida, cinco dias depois de ter um câncer diagnosticado", anunciou a porta-voz do Tanztheater, Ursula Popp.
"No domingo passado ainda estava no palco, junto a companhia, na ópera de Wuppertal", completou.
Há cinco dias, Pina tinha sido diagnosticada com um câncer que acabou sendo fulminante, embora as circunstâncias de sua morte não tenham sido divulgadas.
Pina Bausch nasceu em Solingen, no oeste da Alemanha, no dia 27 de julho de 1940 e começou sua carreira como dançarina em 1955, na recém fundada Escola da Dança de Essen, criada e dirigida por Kurt Joos.A fama começou na Metropolitan Opera de Nova York. Ela era considerada a grande dama da dança contemporânea alemã, com um estilo expressionista único que no início de sua carreira provocou polêmica, antes de ser reconhecido mundialmente.
Pina Bausch viria ao Brasil
Pina tinha apresentações marcadas para setembro em São Paulo. Ela ia apresentar duas obras: Café Müller, de 1978, e sua versão para A Sagração da Primavera, de 1975. A coreógrafa já esteve outras vezes no Brasil, sendo a primeira em 1980, em turnê com o grupo Wuppertal, e a última em 2006, com Para as Crianças de Ontem, Hoje e Amanhã.
A artista tinha um cronograma de espetáculos fechado até julho de 2010. Fonte: http://diversao.terra.com.br/gente/interna/0,,OI3850937-EI13419,00-Coreografa+alema+Pina+Bausch+morre+aos+anos.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário